header_ALFABETIZACAO © 2013 Ines Valsinha. Todos os direitos reservados

alfabetização

A inexistência no território da Mouraria de respostas à problemática do analfabetismo das comunidades de países terceiros e a elevada procura por parte de pessoas dessas comunidades, foram fatores determinantes para a Associação Renovar a Mouraria concretizar o desejo de desenvolver ações de alfabetização de adultos. Esta é uma ferramenta vital para um pleno exercício da cidadania, promovendo a valorização e inclusão de homens e mulheres enquanto agentes participantes na sociedade e a tomada de consciência dos seus direitos e deveres.

A aulas de alfabetização pretendem contribuir para a capacitação e integração social de jovens e adultos analfabetos, preferencialmente provenientes de países terceiros residentes na freguesia de Santa Maria Maior, mas também nas freguesias vizinhas. A par da pretendida aprendizagem nos campos da escrita e da leitura, a atividade proporciona uma oportunidade de aproximação entre membros de comunidades de países terceiros muito distintas e entre estas e cidadãos portugueses. São fortemente valorizados a cultura e os conhecimentos de cada participante, enquanto substrato para a aquisição e desenvolvimento de saberes e competências. Não se trata apenas de aprender a ler e a escrever, mas de aprender a ler-se a si mesmo e ao mundo que o rodeia, para melhor poder compreendê-lo e transformá-lo.

Desde o ano 2013 já se realizaram cinco cursos de alfabetização, através de diferentes financiamentos, nos que foram envolvidos mais de 50 alunos e alunas.

Aulas_alfabetização_jan016_03Aulas_alfabetização_jan016_08Aulas_alfabetização_jan016_04

logos_pGabCidadania