Mouraria Composta

MC_presGraficos_header

A Mouraria vai ficar mais composta

A Casa Comunitária da Mouraria, projecto da Associação Renovar a Mouraria, vai celebrar o seu 6º aniversário com a inauguração de uma Loja Ecológica e Sustentável.  O espaço que já foi um bar e restaurante focado numa intensa programação cultural, vai agora dar lugar a uma loja-oficina centrada nos 5 R’s: Recusar, Repensar, Reduzir, Reaproveitar e Reciclar. Nesta loja de proximidade, todos se poderão aventurar a criar as suas próprias hortas doméstica ou jardins de varanda. Vão estar disponíveis todos os produtos necessários para agricultores mais experientes ou para quem se queira iniciar nesta aventura, desde terra, composto, vasos e floreiras, utensílios de jardinagem, sementes, plantas, produtos bio para controlo de pragas e muito mais.

A loja contará ainda com uma secção dedicada a produtos lixo zero, com uma gama de produtos não descartáveis e reutilizáveis, abarcando produtos de higiene, festas lixo zero ou peças decorativas feitas através de materiais reutilizados e produtos alimentares não perecíveis. Haverá ainda um espaço dedicado a trocas, fomentando um novo R: Repassar deve ser também um novo estilo de vida.

A Mouraria composta vai ainda disponibilizar um programa de oficinas de formação para quem quiser aprender mais sobre as temáticas ligadas à sustentabilidade ambiental, tais como agricultura urbana, compostagem, controlo de pragas, construção de casas ninho para pássaros e hotéis para insectos, fabricação de detergentes orgânicos, produção de materiais decorativos e muito, muito mais.

Será um projecto dinâmico, sempre em Renovação, e onde uma vasta rede de parceiros terá um papel activo nesta construção permanente. A loja terá ainda convidados RR – Residentes Rotativos, que terão um espaço dedicado ao seu trabalho. A primeira RR será Madalena Martins, que explora um universo dedicado ao design e ao imaginário da cultura portuguesa, reinterpretando objectos, materiais e histórias, devolvendo emoções em forma de objectos ou instalações artísticas. A manualidade e rigor de produção estão muito presentes nas suas peças aliadas a uma forte componente social, sendo na sua maioria desenvolvida por Reclusos de Estabelecimentos Prisionais do Norte de Portugal. A sustentabilidade ambiental está também muito presente no processo criativo e de produção, transformando desperdícios de indústrias ou museus em novas peças.

A Mouraria Composta é um novo projecto da Associação Renovar a Mouraria, que pretende promover a sustentabilidade ambiental, criando um ecossistema urbano mais amigável e reduzir o impacto da pressão urbana, do aumento do turismo e consequente aumento de produção de resíduos. Para além da loja e das oficinas de formação, o Mouraria Composta vai também implementar uma rede de compostagem comunitária, com brigadas recolectoras de resíduos.

A loja Mouraria Composta visa incentivar a redução do lixo comunitário e disponibilizar um conjunto de produtos que pensam no conceito de Sustentabilidade a 100%, actuando numa vertente ecológica, económica e social  e é apoiado pelo programa BipZip, da Câmara Municipal de Lisboa.

Mais informações em:
Contactos:
Associação Renovar a Mouraria
https://www.facebook.com/renovar.a.mouraria

ARM_e_BipZip barra_logos_MC_Vertical