Header_Projecto © 2014 renovar a mouraria. Todos os direitos reservados

Mouraria para Todos [projecto]

MOURARIA PARA TODOS

Descobrir o bairro da Mouraria é viajar pelas origens de um dos países mais antigos da Europa, desde os tempos medievais da fundação de Portugal, passando pelo Renascimento e as viagens dos navegadores da Coroa Portuguesa por novos mundos, até aos dias de hoje. Na Mouraria, graças a todos os imigrantes que aqui residem, é possível ter acesso a um pouco do mundo inteiro num só bairro. Atravessar as suas ruas e escutar tantas línguas diferentes é algo que enriquece a vida de todos. São as suas gentes, associações, projectos comunitários locais e nacionais que, juntos, trabalham diariamente para a valorização da riqueza
humana deste bairro.

O projecto Mouraria para Todos é uma iniciativa da Associação Renovar a Mouraria para visitas guiadas de elevada qualidade, sem esquecer quem tem necessidades especiais. Apoiadas pelo programa EDP Solidária da Fundação EDP, estas visitas asseguram ainda a instalação de rampas para pessoas com mobilidade reduzida. Para cegos, os percursos estão adaptados de modo a privilegiar locais onde os sons, os cheiros e os sabores valorizam a experiência. Para surdos há intérpretes de língua gestual portuguesa.

Os guias destas visitas receberam formação específica na Associação Renovar a Mouraria pelo que o projecto Mouraria Para Todos, para além de garantir a qualidade do serviço aos visitantes do bairro, visa impulsionar o emprego local.

História e estórias com gente dentro é o lema destas visitas. Vivemos e trabalhamos na Mouraria e “coleccionamos” estórias e memórias daqueles que, como nós, aqui ancoraram as suas vidas e enriquecem ainda mais estas visitas ao abrir-nos as portas das suas casas, locais de trabalho e de culto.

>> Percurso Mouraria dos Povos e das Culturas aqui
>> Percurso Mouraria das Tradições aqui
>> Percurso Mouraria do Fado aqui
>> Percurso Migrantour aqui
>> Informações e reservas aqui