Sr.Antonio_Retalhos © 2016 renovar a mouraria. Todos os direitos reservados

Retalhos do Comércio de um Bairro

Retalhos do Comércio de um Bairro é um projecto promovido pela Associação Renovar a Mouraria, em parceria com a Associação Gerador, IADE – Instituto de Arte, Design e Empresa e a Associação Portugal Bangladesh Frendship, inserido no programa BIP ZIP 2015 da Câmara Municipal de Lisboa.

O Foco é promover o comércio do bairro da Mouraria através, fundamentalmente, da aquisição e incremento das competências dos negócios locais em termos de comunicação e imagem.

Para isso está a ser criado um atelier local de comunicação, uma estrutura permanente que será integrada no futuro, de forma auto-sustentável, na Associação Renovar a Mouraria, prestando serviços na área da comunicação, design gráfico, redes sociais, webdesign, ilustração, fotografia, com abordagens distintas para públicos distintos.

Este atelier, e no âmbito deste projecto,  vai trabalhar para a promoção do comércio local numa abordagem multidisciplinar, não ortodoxa e em torno de 3 grandes dimensões: promover as competências de comunicação de lojistas locais; dinamizar uma rede de estabelecimentos comerciais e atrair novos públicos.

Ao longo deste ano serão dinamizadas diversas actividades que concorrem para estes três grandes objectivos:

>> Trabalho de capacitação, acompanhamento e implementação de algumas medidas de comunicação com lojistas do bairro da Mouraria.  Para cada um dos lojistas envolvidos vai ser realizado um pequeno plano de comunicação com definição de 2 ou 3 objectivos e 2 ou 3 medidas de comunicação concretas cuja implementação será directamente acompanhada pelo atelier de comunicação. Serão também dinamizados workshops cujo formato e conteúdo são definidos ao longo do projecto, tendo em conta as problemáticas e dificuldades encontradas.

>> Promoção e divulgação de uma rede de lojistas materializada num portal do comércio da Mouraria e na implementação de uma dinâmica de grupo entre os lojistas que passe, por exemplo, por encontros periódicos por ruas ou por temáticas a abordar. Desta forma, está-se a concorrer para o duplo objectivo de promover a marcar “Comércio da Mouraria” e criar um grupo de pressão que possa ajudar a resolver muitos dos problemas externos, identificados no bairro como inibidores de desenvolvimento do comércio.

>> Atracção de novos públicos para o comércio da Mouraria. Como estratégia para alcançar este objectivo estão previstas 3 actividades que para ele concorrem directamente: a construção do portal de comércio do bairro; a identificação de 2 produtos que, por razões históricas ou de enquadramento actual, possam contribuir para o reforço da identidade do comércio local e realização de um evento de cultura portuguesa que se inspira no território onde vai acontecer e envolve a comunidade aí existente.

Como ponto de partida para as actividades descritas está a ser elaborado um diagnóstico sobre o comércio local e um relatório de pesquisa para a descobertas de produtos que possam ser identificados como sendo da Mouraria. Ambos os resultados serão divulgados até ao final do ano de 2016.

Apoio:

Logo_BIP-ZIP_A_semfundo_cor
Parceiros:
gerador          IADE-Makerspace