Visita Guiada Meninos 22.5.15 Irene (8) © 2017 Ines Valsinha. Todos os direitos reservados

Migrantour Escolas – HÁ MUNDOS NA MOURARIA

Migrantour é uma rede europeia que promove rotas interculturais que visam  compreender a diversidade cultural existente nas cidades. As visitas promovidas pela Associação Renovar a Mouraria, em Lisboa, são passeios acompanhados por cidadãos migrantes que levam os participantes à descoberta de um bairro intercultural e cosmopolita, desocultando histórias e cantos secretos, desconhecidos até para muitos dos nascidos e criados neste lugar. O objetivo principal é o de apoiar a integração de cidadãos migrantes, desconstruir estereótipos e proporcionar uma experiência de diversidade cultural que contribua para a compreensão e respeito mútuo.

Estas visitas realizam-se em várias cidades europeias (Itália, França e Espanha)

Em todas elas foram criado,s pelos guias locais, percursos para o público em geral e percursos adaptados ao publico escolar, tendo em conta os diferentes ciclos letivos.

Todas as informações sobre o projeto podem ser consultadas aqui: http://www.mygrantour.org/pt-pt/

Visita Guiada Meninos 22.5.15 Irene (24)

Mouraria é o bairro mais multicultural de Lisboa. Pessoas, músicas, vozes, cheiros e sabores que atravessam o mundo, partilham aqui o mesmo espaço. Surpreendentemente aqui tudo pode ser encontrado, desde produtos africanos a chá chinês, amuletos para dar sorte, aparelhos electrónicos, mesquitas escondidas e organizações culturais extremamente dinâmicas. Uma descoberta interminável, mesmo no coração da cidade!

Os guias Migrantour são naturais dos mais diversos países: Brasil, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Roménia, Bangladesh, etc. Todos encontram na Mouraria a sua casa e aqui se sentem cidadãos do Mundo.

As rotas urbanas interculturais estão disponíveis para grupos escolares, havendo 3 percursos diferentes, adaptados às idades e níveis de escolaridade: 1º ciclo / 2º e 3º ciclo / secundário.

A Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do Plano Municipal de Integração de Imigrantes de Lisboa, apoia este projecto proporcionando a escolas do município de Lisboa a possibilidade de usufruírem, sem qualquer custo, desta experiência multicultural, uma verdadeira volta ao mundo, sem sair de um mesmo bairro.

Para fazer a pré-reserva basta preencher o seguinte formulário e em breve será contacto pela Associação Renovar a Mouraria para confirmação da visita.

A visita é gratuita (sujeita ao nº de reservas já existentes)
Promotor do projecto em Portugal é a Associação Renovar a Mouraria.

>> Inscrições e reservas ver >>aqui<<
>> @s noss@s guias ver >>aqui<<
>> Material de apoio ver >>aqui<<